Eu torci o nariz há uns 2 anos, quando me apresentaram as diferenças entre o Granilite o Terrazzo e o Marmorite…
Não falei, mas pensei comigo ser um material de moda, marcado e difícil de compor… não dei muita atenção!
Mas isso aconteceu já há algum tempo… e foi um erro! Hoje vejo que o que eu pensei ser modinha, está perpetuando. E eu estou começando a simpatizar com ele.
Simpatizando tanto que resolvi escrever esse post!
E acho que depois do que eu te mostrar aqui, você também vai abrir seu coração para todas essas possibilidades!
Começando do começo, para você que não faz ideia do que eu estou falando:
- Granilite nada mais é do que uma mistura de cimento, branco ou cinza misturado com pedacinhos de tamanhos variados de mármore, calcário, quartzo… pedras em geral.
- Terrazzo, é uma variação do granilite, segue a mesma mistura mas no lugar do cimento é adicionado resina epóxi.
- E o Marmorite, é uma variação do terrazzo, só que feito apenas com o uso da pedra de mármore.
No fim, tudo é uma derivação da “família dos granilites”. Olhe alguns exemplos:
Você já viu né?
Tenho certeza que sim, principalmente os mais monocromáticos com fundo claro e grânulos cinza que são os mais comuns. Tem muita construção por aí que ainda mantém esse material que na década de 40 era sinônimo de muita sofisticação.
Na casa da minha avó lá em Sertãozinho no interior de SP, tinha granilite vermelho no piso da varanda e um outro em tons mais claros na cozinha, me lembro direitinho!
Quem resgatou esse ícone da decor para os dias atuais, foi o designer Max Lamb ao desenvolver o que ele chamou de Marmoreal – uma outro derivação do granilite – para a empresa inglesa Dzek.
No fundo, Marmoreal nada mais é do que um Marmorite (minerais agregados são exclusivamente em mármore) com grânulos grandes, impondo uma estética bastante impactante.
Agora..
uma Pausa para o momento sinceridade…
o Marmoreal não ganhou meu coração não…
E acho difícil que ganhe. Apesar de já ter visto ambientes lindos com ele, acho complicado conviver todos os dias com uma bancada tão “estampada” como essa da foto abaixo, por exemplo.
Esses dias, na enquete da semana do Instagram, postei um banheiro com paredes, bancada e piso em Marmoreal e perguntei quem gostava… Alguém respondeu dizendo que se sentiria dentro de uma caixa de chocolate Toblerone! kkkk Morri de rir!
Então, vamos voltar aos grânulos pequeninos que são mais discretos e delicados!
Na minha opinião atual, e pelo que estou vendo no mercado de decoração, esse é um material que ainda vai aparecer muito em produções importantes como mostras e construções conceito.
Vide a flagship da marca Valentino de Roma que tem Terrazzo no piso e nas paredes, em um projeto charmosíssimo, assinado pelo escritório de arquitetura do arquiteto David Chipperfield.
Fora que combina muito com o clima tropical e alegre brasileiro e se bem aplicado pode dar um charme todo especial em diversos ambientes!
E o tema está tão em alta, que tem gente dizendo que o granilite é o novo mármore.
De fato, no quesito resistência os granilites são menos suscetível a manchas e desgastes, que é uma característica muito conhecida do mármore tradicional.
Mas acho exagero… O conceito é outro.
Mármore e Granilite comunicam coisas beeeem diferentes.
O marmore sempre terá aquela imagem de requinte e elegância em uma pegada mais sóbria e clássica. O granilite, em qualquer das suas derivações, transmite resistência e textura de forma mais divertida e moderninha.
Então, prefiro não comparar uma coisa com a outra.
Quanto a aplicação, tradicionalmente o granilite é feito por empresa especializada e não é um processo complexo, apesar de exigir uma equipe (mais uma… ) especializada na obra.
Recentemente, os grandes fabricantes de revestimentos aderiram a ideia e estão lançando muitas opções bacanas de granilite já em placas, o que permite a aplicação como um porcelanato comum.
Essa mudança, alem de empregar agilidade e rapidez a obra, abre um leque imenso de opções e traz requinte as peças, que passam a ser personalizadas com desenhos e forma também bem originais!
E é ai que a coisa começa a ficar bacana, olha só!
No momento em que estou escrevendo esse post, infelizmente, muito das referencias que eu mostro aqui ainda são importadas (não me mate rs!). As opções disponíveis no Brasil estão começando a aparecer. Já temos algumas coisas monocromáticas não tão charmosas.
Mas tenho certeza que o mercado brasileiro, que é super atualizado nas tendencias, logo irá disponibilizar peças lindas para a gente soltar a imaginação em projetos bacanas!
Eu estou ansiosa para que isso aconteça logo!
Por isso, vai se animando a dar aquela repaginada na sua casa, considerando usar granilites, terrazzos ou marmorites charmosos e com muita personalidade, em ao menos um cantinho!
Vou adorar te ajudar a fazer essas escolhas através de uma consultoria ou um projeto personalizado! Você se anima? Me conta!!
Grande beijo,
Oi Bruna, sei que já faz tempo que publicou esse post mas estava precisando de uma ajuda pra achar um fornecedor em Curitiba!
Estou projetando um Studio e gostaria de usar na bancada da cozinha…
Se puder ajudar agradeço!
E amei muito a publicação e seu blog!
Boa Tarde Luciane. tb estou procurando em Curitiba. Vc achou um fornecedor? Grata
Ola Bruna!
Sou estudante de Engenharia Civil Universidade de Portsmouth e tenho que desenvolver um poster sobre o terrazzo, preciso me aprofundar nesse material.
Voce conhece alguma empresa brasileira especializada em terrazzo?
Obrigado,
Raphael.
Oi Bruna, tudo bem? Gostaria muito que você me enviasse suas dicas de fornecedores de granilite, terrazzo e marmorite? Se você souber também do marmoreai…
Muito obrigada!
Oi Bruna sou de São Caetano do Sul – SP… e também estou em busca de um fornecedor, o meu problemas com os modelos já prontos é que não são como o desenhado em projeto e queria segui-lo 🙁 Tá dificil encontra um lugar que não seja tão caro e que faça o que eu preciso. Se puder me indicar alguma empresa eu agradeço :*
Oii Bruna, tudo bem? Sou de Brasilia e estou louca atrás de alguem que faça uma bancada para mim, e não sei mesmo. Você poderia me indicar? (sei que muita gente já pediu, desculpa hehe)
Letícia, bom dia – tudo bem? Você já deu uma olhada nos lançamentos de peças prontas? Ja viu a linha Twist da Portobello?!
Da uma olhada e me fala se não são lindos: https://www.portobello.com.br/linhas/twist.
Existem vários outros fornecedores com peças similares. Tenho certeza que uma loja bacana de revestimento ai de Brasilia poderá te ajudar!
Se quiser que eu de uma olhada no projeto me chame, vai ser um prazer ajudar!
Brub
Bom dia, Bruna!
Adorei seu post!
Poderia indicar alguma empresa que faça granilite e/ou marmorite?
Estou em SP, zona Sul.
Obrigada!
Oi Claudia! Que bom que gostou!
Vou te mandar uma opção por e-mail, mas estou nesse momento, gostando muito das peças prontas, já viu?!
Precisando me chame!
Brub
Olá! Adorei seu post! Estou reformando meu banheiro e quero muito colocar granilite! Você pode me indicar empresas que façam? Obrigada!
Oi Pamela! Tudo bem?
Me conte sua localização para que eu te indique algum fornecedor próximo a sua obra!
De qualquer forma, posso te sugerir algo diferente?
Para reforma de banheiro eu iria em um porcelanato que imite o granilite, já pensou nessa possibilidade?
Tenho visto varias peças lindas, já prontas de diversos fornecedores.
A vantagem é o prazo de obra, alem da facilidade do assentamento!
Liga pra mim para batermos um papo sobre isso! Vou adorar te ajudar.
Te espero!
Brub
Oi Bruna. Estou desenvolvendo um projeto comercial e gostaria de indicações de empresas que desenvolvem granilite. Tens como me ajudar. bjs,
Oi Eduardo!
Vou te mandar por e-mail!
Depois me conta se gostou!
Brub
Você tem alguma empresa para indicar que faça Marmorite ?
Oi Lucas!
Te mandei por e-mail!
Espero que te ajude, depois me conta se deu certo!
Brub