Há alguns dias, na enquete da semana que eu faço as 4.f lá no Instagram, perguntei quem tinha o habito de tirar o sapato ao entrar em casa.
O resultado foi bem dividido: um pouco mais de 100 votos com 50% para “sim sempre” e outros 50% para o “não nunca”.
E é assim mesmo né? Cada casa uma regra, por isso nenhum projeto é igual ao outro. E isso é um dos pontos mais legais da arquitetura!
Esse assunto: “sapatos hall de entrada” apareceu por aqui porque eu estou envolvida no projeto de reforma do apartamento de um casal recém casado, que precisa adaptar o apê – onde ele já morava antes de se casarem – para receber ela – toda meiga e delicada e o gato Pingo, tratado como filho… arteiro que só vendo…
Em outras palavras, minha missão é dar uma cara de “casa” ao apartamento, que hoje, definitivamente, é um “apê de homem solteiro” (rs).
E logo na primeira visita que fiz por lá, descobri que ele tem origem oriental e traz de família essa tradição de não entrar em casa de sapatos.
Então, sai em busca de referências e inspirações para organizar esse hall de entrada, de uma maneira prática e charmosa.
Durante minhas pesquisas, relembrei um termo que não ouvia ou usava desde de minha época de escola, quando fiz intercâmbio nos EUA: o MUDROOM – e sinceramente não sei por que a gente não adere a essa ideia nas casas daqui do Brasil!
Olha só esse exemplo típico de um mudroom: Cabideiro, cestos, um banco e nichos para guardar muitas “coisas” úteis para quem entra e sai de casa sempre correndo.
Dá ou não dá para manter a casa organizado com um cantinho assim?
A tradução literal de mudroom é sala de lama ou sala suja. Um espaço para organizar bolsas, sapatos, mochilas, casacos, chaves e muito mais. Pode ser no hall, na garagem ou na lavanderia, sempre próximo a porta, seja a principal ou a de serviços.
A ideia surgiu nas residenciais de campo americanas onde botas, botinas e sapatos sujos de lama ou barro, eram retirados antes de entrar em casa, mantendo a sujeira do lado de fora.
Nos países de temperaturas mais baixas, principalmente onde neva, o mudroom serve também para organizar casacos, luvas e gorros no inverno.
Aqui no Brasil não temos essa necessidade por conta do calor dos trópicos (!) mas tenho certeza que você adoraria ter um cantinho como esses para organizar mochilas, materiais esportivo, lancheiras e bolsas da família toda. Certamente ajudaria na ordem e no astral da casa como um todo.
Mas vamos focar no tema: organizar o hall de entrada, colocando ordem nos sapatos tirados na porta.
Vou te mostrar algumas das referencias que eu usei para montar o moodboard desse projeto e te contar os 03 pontos que defini, desde o início do trabalho, que eu não abriria mão.
Tomara que sirva de inspiração para você também!
Sem desviar das premissas básicas: funcionalidade e estética, o primeiro quesito que busquei foi o conforto: tem que ter uma cadeira, um puff ou um banco de apoio para que eles se sentem para tirar/colocar os sapatos.
Na sequência da minha listinha de prioridades veio a organização: um lugar específico para colocar os calçados, o que pode ser: uma caixa, um baú, cestos de vime, gavetas ou nichos.
E por último: um espelho, para aquela conferida final no visual depois dos sapatos colocados.
Veja só as referências para esses 03 pontos principais e aproveite para tirar daí, ideias para organizar seu hall de entrada.
01. Conforto, precisamos de um assento.
02. Organização
03. Espelho
Muitas ideias né? E ideias fáceis de serem implementadas…. Eu já comecei o estudo preliminar para trazer tudo isso para a realidade deles!
Quando o projeto final estiver pronto, mostro para você – ou no Instagram ou aqui – fique de olho!
E como é na sua casa? Tem sapatos espalhados pelo hall de entrada?
E pra a sua casa nova? Vai prever já no projeto de arquitetura um espaço tipo mudroom com uma decoração super charmosa?
Me conta!