Neste post quero falar sobre aproveitamento de espaço e releitura de projetos, o que também pode ser entendido como: uma bela reforma!
O que era a suíte principal, virou quarto de hóspedes, o que era um quarto de criança deu espaço ao closet do casal…
E assim foi indo essa reforma que ampliou em 100 metros uma residência no interior de São Paulo.
Antes de começarmos: imagine um imóvel, construído no início da década de 90. Originalmente com uma planta de 185m2 bem distribuídos em 3 suítes, 01 sala de TV no segundo piso e uma sala ampla com lareira na parte térrea.
Da mesma forma, continue imaginando: Isso tudo em um terreno com quase 700 metros que permitia, e pedia… muito mais!
Desde quando fiz a primeira visita, tive vontade de integrar o jardim, que já tinha um paisagismo encorpado – ao restante da casa!
Somado a isso, 2 pontos sempre foram claros na minha mente:
- precisávamos de uma varanda mais ampla,
- a suíte principal, que originalmente se voltava para a frente da casa – com janela para a rua, estava no lugar errado!
E foi a partir daí que o projeto de reforma se estruturou. A residencia foi totalmente repensada para atender as necessidades da nova família proprietária.
Começando do começo: foco na SUITE PRINCIPAL
Não faz sentido, uma casa com piscina e jardim ter a suíte master com janela para a rua concorda?
Mesmo que essa rua seja interna de um condomínio super calmo e tranquilo…. não importa. A vista para o jardim é sempre mais linda!
Para ajustar esse ponto, a solução foi construir uma nova suíte principal: voltada para área de lazer. Para viabilizar essa mudança, o que antes era um quarto infantil, deu lugar ao closet do casal.
O banheiro desta suíte também ganhou um pouco mais de área o que garantiu a instalação de 2 cubas e um penteadeira.
Um HOME OFFICE anexo a suíte master,
Essa era uma necessidade dos proprietários que a casa, quando adquirida, na sua composição original não tinha.
Um problema que não foi difícil de resolver. Fizemos um escritório compacto e bem funcional com 2 estações de trabalho para garantir privacidade e ao mesmo tempo, a proximidade da família durante as horas extras…
Mais vida e amplitude a ÁREA DE ESTAR, COZINHA E LAVANDERIA.
Um dos pontos principais da reforma no piso térreo foi a mudança na posição do lavabo.
Foi uma alteração significativa pois tivemos que chegar com água e esgoto em uma área da casa onde não tínhamos tubulação por perto.
E foi uma mudança feliz! O novo lavabo ocupou um espaço embaixo da escada antes desperdiçado e proporcionou uma ampliação significativa na cozinha e na lavanderia.
Como resultado, ganhamos uma mini copa para refeições rápidas dentro da cozinha, o que fez muito sentido a família que tem crianças pequenas.
E finalmente na VARANDA; grandes mudanças para receber melhor!
A área de lazer foi muito valorizada nessa reforma. A família proprietária gosta de ter todos por perto e deu a devida importância a essa parte da casa!
A varanda original era tímida e parcialmente ocupada por uma dependência de empregada. Com a reforma, esse comodo foi reposicionado, mantendo o acesso totalmente independente pela lateral da residencia, garantindo a privacidade dos moradores e funcionários.
Agora, a varanda é ampla, com área para churrasco e living com sofá e poltronas. Preparada para grandes encontros!
Foi ou não foi uma “bela reforma”?
Eu fico aqui ensando… Provavelmente, algumas pessoas deixariam passar a oportunidade de morar em uma casa como essa, por ficarem nervosas só de pensar em fazer uma reforma.
Quem me conhece sabe que eu sou fã de carteirinha de uma bela reforma!
Afinal, já falamos em outro post que arquitetura e qualidade de vida, andam juntas e de mãos dadas, lembra?!
Para quem se arrepia com o tema eu digo: é preciso ter experiencia, um time profissional bem qualificado e o coração aberto para encarar uma reforma, por menor que ela seja. Mas vale muito a pena!
Ter o suporte de um arquiteto em todas as etapas é F-U-N-D-A-M-E-N-T-A-L para garantir a ordem e evitar a confusão geral.
Surpresas e imprevistos vão surgir. Acredite.
A diferença será a forma como você irá lidar e resolver cada um dos problemas que aparecerão durante a obra, quando tudo já estiver quebrado e não der mais para voltar atrás!
Ter um projeto bem detalhado, um planejamento bem feito e o suporte de um profissional, faz toda a diferença.
Na minha opinião: certamente, essa foi sim… uma bela reforma.
A qual me orgulho em ter participado, e sou grata ao time que me deu suporte em todas as fases e etapas.
O resultado ficou incrível e a alegria de ver a obra concluída da forma como foi imaginada e projetada é muito gratificante!
E você, o que achou: foi ou não foi uma bela reforma?
Você encararia uma obra como essa?
Conta para mim nos comentários!
Um comentário sobre “”